Bolo de pipoca com chocolate

27 jun

bolo pipoca4

Este mês de junho vi bolos de pipoca em todo lugar: programas de TV, sites, blogs… Acho uma graça, ficam lindos nas mesas das festas juninas. Pesquisando, percebi que quase todas as receitas são feitas com pipoca caramelizada (veja receitas aqui e aqui). Eu quis experimentar essa novidade, mas como não sou muito fã de pipoca (e totalmente fã de chocolate!), criei a minha própria versão do bolo: pipoca com chocolate (receita adaptada daqui). Ficou bom demais!

bolo pipoca1

Para fazer um igual, você vai precisar de:

  • 1 fôrma redonda de 20cm diâmetro por 7cm de altura
  • 1 fôrma redonda de 17cm diâmetro por 7cm de altura
  • 1 fôrma redonda de 15cm diâmetro por 7cm de altura
  • papel alumínio para forrar as fôrmas
  • 2 pacotes de pipoca para microondas sabor natural (SEM SAL)
  • 500g de chocolate ao leite picado (usei Nestlé)

Modo de fazer:

Forre toda a parte interna das 3 fôrmas com papel alumínio. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (em potência baixa e mexendo a cada 30 segundos). Reserve. Ele vai ser usado assim mesmo, não precisa fazer a temperagem (choque térmico).

Estoure os pacotes de pipoca no microondas. Você vai usar 1 pacote inteiro e metade do outro, então no resto da pipoca que não vai ser usada você pode colocar um salzinho e já ir comendo enquanto prepara seu bolo!  : )

Despeje uma parte da pipoca em um recipiente grande de vidro, e espalhe sobre ela uma parte do chocolate derretido. Com uma colher, vá mexendo a pipoca delicadamente, para envolver tudo no chocolate. Muito cuidado nessa etapa, porque se você mexer rápido ou com força a pipoca vai se quebrar e você vai acabar ficando com um bolo de farelo de pipoca!

Despeje essa pipoca com chocolate em uma das fôrmas e aperte cuidadosamente com as costas da colher. De novo, é preciso cuidado para a pipoca não quebrar! Elas só precisam ficar unidas e preencher ao máximo os espaços vazios da fôrma.

Repita a operação até terminar de cobrir toda a pipoca com o chocolate e preencher todas as fôrmas. Leve à geladeira por 30 minutos e desenforme. Monte os 3 andares do bolo sobre um prato e decore com fitas coloridas!

bolo pipoca5

bolo pipoca2

bolo pipoca6

bolo pipoca3

bolo pipoca10

Onde encontrar:

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s