Queijos e vinho

2 ago

queijos

Poucas coisas na vida são melhores do que uma tábua de queijos acompanhada de um bom vinho (pelo menos para mim!). No inverno, então, fica melhor ainda. Além de ser uma delícia, também é um jeito prático de receber amigos em casa ou substituir o jantar em dias de preguiça!

Nas minhas tábuas de queijo nunca podem faltar: queijo gorgonzola (minhas marcas favoritas são Serrabela e Montagnard), queijo parmesão (adoro o cilindro da Faixa Azul), e queijo brie (das marcas Président ou Polenghi Sélection). E tenho dois truques incríveis, que você pode ver nas fotos acima. No parmesão, rego com uma misturinha de aceto balsâmico com mel, maravilhoso! E o brie, sirvo sempre com geléia de pimenta vermelha da Queensberry, AMO!

Além dos queijos, também costumo servir sardella para acompanhar. Por ser descendente de italianos, adoro (e todo mundo na família também). Costumo comprar no supermercado, mas amo a sardella da Padaria São Domingos, uma padaria italiana bem tradicional aqui em SP. Como é longe de casa, não é tão simples ir até lá (aliás esse trabalho quem faz é o meu marido). Mas a viagem vale muito a pena, o pão italiano e a sardella deles são os melhores!

E falando em pão italiano, esse é meu acompanhamento preferido para os queijos, além de torradinhas pequenas (daquelas para canapés). Aí abro um vinho tinto ou Lambrusco e está pronta a minha refeição dos deuses!

Mas criar uma boa tábua de queijos tem seus truques. Confira abaixo meu MINI-GUIA DA TÁBUA DE QUEIJOS PERFEITA!

1. É importante balancear os sabores e texturas dos queijos, bem como as cores e formatos dos elementos na tábua. A apresentação é tudo, então pense em dispor tudo de forma harmoniosa.

2. Para escolher os tipos de queijo que você vai servir, pense sempre no equilíbrio e alterne sabores mais fortes e marcantes com outros mais suaves, mas sempre respeitando seu paladar e o gosto dos seus convidados. Tente escolher pelo menos um representante das principais categorias:

  • Queijos curados (são mais salgados, de sabor intenso e textura firme): parmesão, parmeggiano-reggiano, gruyère, gouda, ementhal.
  • Queijos suaves (macios, cremosos e de sabor amanteigado): brie e camembert.
  • Queijos “novos” (são frescos, não envelhecidos, e por isso tem sabores menos intensos e textura entre macia e firme): mozzarela de búfala, burrata, queijo fresco.
  • Queijos azuis (são fermentados por fungos característicos formando veias azuladas ): gorgonzola e rochefort. Quanto mais envelhecido o queijo, mais intenso é seu sabor, por isso eu particularmente prefiro os mais novos, que são mais suaves e macios.

3. Antes de começar a montar sua tábua, abra as embalagens de todos os queijos para deixar que eles respirem e que estejam em temperatura ambiente quando forem servidos (essa é a temperatura ideal).

4. Escolha os acompanhamentos: pães, crackers, torradas, embutidos, frutas secas ou frescas, tudo é permitido! Escolha os ingredientes que você mais gosta, ou use o que você tem na geladeira e na despensa. Alguns exemplos:

  • Pães: adoro os italianos, como o filão, a ciabatta e o italiano tradicional. Mas você pode usar literalmente qualquer pão: torradas, baguettes, pães integrais, pão sueco, croissant, enfim, não há regras!
  • Embutidos: salames acompanham muito bem os queijos, assim como mortadelas e presunto cru.
  • Frutas secas: castanhas, nozes, amêndoas e pistache ficam uma delícia na tábua de queijos, trazendo uma textura crocante que dá um contraste delicioso com os queijos.
  • Frutas frescas: esse é um hábito que eu não tenho, mas estou pensando em incorporar porque fica lindo! Uvas, morangos, tâmaras, figos e maçãs deixam a tábua especialmente linda e festiva, além de harmonizarem bem com os queijos e o vinho.
  • Geléias: eu particularmente adoro um sabor adocicado nos pratos salgados, e sou super fã de queijos combinados com geléias. Como falei antes, minha preferida é a geléia de pimenta vermelha, mas também adoro as de frutas vermelhas (morango, amora e framboesa) e damasco. Mel também é uma ótima pedida para acompanhar queijos de sabor delicado.
  • Outros: azeitonas, sardella, patês, tomate seco… Finalize sua tábua com ingredientes saborosos que você gosta e dê seu toque pessoal!

5. Escolha onde vai montar sua tábua (pode ser uma tábua de madeira mesmo, ou um belo prato de vidro ou cerâmica, como pratos de bolo). Disponha todos os elementos de forma criativa e elegante (veja inspirações abaixo). Use talheres próprios para queijos, se tiver – são lindos e práticos de usar – colocando uma faca para cada tipo de queijo. E se quiser, faça tags com os nomes dos queijos, são charmosas e ajudam os convidados na hora de servir.

Agora, inspire-se nessas ideias lindas!

untitled-2125

57a5af130340e0f403c9a02f1e06218c

SONY DSC

83d3c10de7b93b3ec6196325a9714464

7b3427c439ad688ab4a6849fab7ca614

fc1bdd8b88cdf3d876cef039da9800d3

3c6d60893cc34db2be022b93426e5921

d317176ec90334c2b9548d78ba7c4db7

d968fb189fd3d424636bf191b8919dd8

0c6f8396a83d2c6bb697a3ab1bfa5ada

4ca8681eb7517f3a655531f1aefb786c

b73cc4f0cec70a1ae500f09ac5fd8f96Fotos: Pinterest

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: