Anúncios

Trufas de pão de mel

28 ago

trufa paomel

Como prometido no post anterior (veja o post aqui), vou ensinar hoje a receita das trufas de pão de mel que eu usei na montagem da Festa Abelha.

Na verdade vou falar aqui de duas variações da receita: uma é a trufa propriamente dita (com pedacinhos de pão de mel na massa), e a outra são cake balls, ou seja, bombons feitos com uma mistura da massa esfarelada do pão de mel e doce de leite. As fotos do post são todas dos cake balls porque eu não consegui fotografar as trufas (minha câmera estava sem bateria, afff…..) mas o processo é basicamente o mesmo para as duas!

Para qualquer uma das receitas, você vai precisar, obviamente, do pão de mel! Essa receita abaixo é ótima e fácil de fazer, mas você pode usar uma mistura pronta de supermercado se preferir.

Vamos às receitas:

Pão de mel:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
  • 2 colheres (chá) de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e polvilhe com farinha uma assadeira grande, ou use forminhas individuais para pão de mel untadas (como eu fiz – minhas forminhas são essas aqui). Na batedeira, bata a manteiga, os ovos, o açúcar e o mel. Vá acrescentando aos poucos a farinha e o leite, alternando os dois. Bata até homogeneizar e tire da batedeira. Junte o bicarbonato, o cravo e a canela, e misture delicadamente para incorporar. Leve para assar por cerca de 20-30 minutos, até que ao espetar um palito ele saia limpo. Desenforme quando estiver morno, e reserve para esfriar totalmente.

paomel 1

paomel 3

paomel 4

Trufas de pão de mel:

  • 250g de chocolate ao leite
  • 250g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres (sopa) de conhaque
  • Massa esfarelada ou pedaços de pão de mel – a gosto
  • Chocolate ao leite para banhar*

Derreta os dois chocolates juntos no microondas ou em banho-maria (para microondas, use potência baixa e mexa a cada 30 segundos para não queimar!). Acrescente o creme de leite e misture bem para homogeneizar. Junte o conhaque e o pão de mel esfarelado, misturando bem. Você pode colocar pedaços maiores ou menores de pão de mel na trufa, dependendo da textura que você quiser no final. A quantidade também é você quem vai decidir: muito pão de mel = trufa densa com sabor pronunciado; pouco pão de mel = trufa cremosa com sabor suave. Leva à geladeira por pelo menos 4 horas para firmar. Modele bolinhas e banhe em chocolate ao leite.

* O chocolate ao leite precisa de temperagem (choque térmico) para ser usado. Siga as instruções na embalagem do chocolate que você for usar. Você também pode utilizar chocolate fracionado, que não necessita de choque térmico – é só derreter e usar! O chocolate fracionado não tem a mesma qualidade do chocolate ao leite, mas a cobertura Top (da Harald) é uma ótima opção entre eles. Tem sabor gostoso, um brilho bonito e não fica com aquela textura gordurosa como outros chocolates fracionados e hidrogenados no mercado.

Cake balls de pão de mel:

  • Massa de pão de mel bem esfarelada
  • Doce de leite pastoso (eu adoro o Itambé), ou leite condensado cozido na pressão por 40 minutos
  • Conhaque – opcional
  • Chocolate ao leite ou fracionado para banhar

Essa receita não tem medidas exatas, você pode colocar as quantidades que quiser. O importante é obter como resultado final uma massa que solte das mãos para poder modelar bolinhas e banhar em chocolate. Para cada pão de mel feito na forminha individual eu uso 1 colher (sopa) de doce de leite. Se você fizer seu pão de mel em assadeira, corte em quadrados de mais ou menos 5x5cm e use essa medida de doce de leite para cada quadrado. Se você quiser, coloque 1 colher (sopa) de conhaque na massa para saborizar. Modele bolinhas e banhe em chocolate.

Depois que suas trufas ou cake balls estiverem prontos, você pode decorar e inclusive espetar em palitos para transformá-los em cake pops, super em alta nas festas atualmente! Aqui, deixei os doces sem decoração nenhuma porque o toque especial ficou por conta do tecido que usei para embrulhar. Para fazer igual, embrulhe suas trufas ou cake balls primeiro em celofane ou papel chumbo (para não sujar o tecido), e embrulhe com o tecido como se fosse ovo de páscoa, usando retalhos de cerca de 10x10cm. Amarre com fita de cetim fininha e decore com mini adesivos no tema da sua festa! Os adesivos você encontra na loja virtual Let’s Party – clique aqui para acessar!

paomel 5

paomel 6

paomel 7

paomel 8

paomel 10

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: