Ombré Naked Cake

11 set

ombre cake

Naked cake é o grande hit da confeitaria no momento. São esses bolos sem nenhuma cobertura (daí o nome – “pelados”!), exibindo as suas camadas de massa e recheio. E ombré é outra tendência super forte, e significa tons em degradê na decoração.

Esse bolo reúne as duas tendências. É simples, fácil de fazer e lindo! Você pode fazer na cor que quiser, basta caprichar no degradê. Combine os tons do bolo com a cor predominante na sua festa e arrase na hora do parabéns!

Para fazer este bolo, você vai precisar de fôrma redonda para bolo pequena – 15cm de diâmetro (veja aqui). Eu só tenho uma, mas se você tiver duas fôrmas iguais (ou mais) vai ser muito mais fácil preparar seu bolo, pois você vai poder assar mais de uma camada ao mesmo tempo.  Você também vai precisar de corante comestível líquido ou em gel na cor que você quiser. Eu usei o Mix Soft Gel na cor lilás.

Massa do bolo:

  • 6 ovos
  • 3 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha
  • 1 e ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • Uma pitada de sal
  • 1 e ½ xícara de leite
  • 1 e ½ colher (sopa) de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e polvilhe com farinha a fôrma e reserve. Bata as claras em neve. Com a batedeira ligada adicione as gemas peneiradas e o açúcar. Desligue a batedeira, acrescente a farinha peneirada com o fermento e o sal, e bata novamente. Coloque o leite em uma panela juntamente com a manteiga e leve ao fogo para ferver. Acrescente à massa delicadamente e mexa para incorporar.

Pingue um pouco de corante da cor desejada até conseguir uma massa com a cor bem clarinha (pingue uma gota por vez e mexa muito bem para homogeneizar). Despeje 1/4 da massa na fôrma e leve para assar por 15-20 minutos. Desenforme e reserve para esfriar.

Unte novamente a fôrma e pingue mais um pouco de corante na massa para obter um tom mais escuro. Despeje 1/3 da massa na fôrma e leve para assar. Desenforme, reserve e unte novamente a fôrma.

Pingue mais corante na massa para escurecer um pouco mais e despeje metade da massa na fôrma. Leve para assar, desenforme e unte a fôrma mais uma vez. Pingue mais corante na massa para obter o tom mais escuro do seu bolo e despeje na fôrma. Asse, desenforme e reserve.

Recheio:

  • 1 garrafa (500ml) de creme de leite fresco gelado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • Frutas a sua escolha – morango picado, uva, blueberry, etc. (tente combinar a cor da fruta com a cor do bolo, ou usar vários tipos de frutas juntas)

Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até obter um chantillly. Reserve na geladeira até o momento de usar.

Montagem:

Para as camadas do seu bolo ficarem bem bonitas, mostrando as cores em degradê, você vai precisar cortar fora as laterais e a parte superior de cada uma das camadas para tirar a parte “dourada” das bordas e manter só a parte interna aparecendo. Corte primeiro a tampa da massa (a parte superior) tirando uma camada bem fininha, assim você vai obter uma superfície bem plana e colorida em cada uma das camadas do bolo. Para as laterais, você pode usar uma tigelinha (como eu fiz) de molde para cortar.  Apoie a tigela sobre a superfície do bolo e corte toda a lateral. Repita com as 4 camadas do bolo.

Escolha um prato de bolo bonito e comece a montagem. Coloque a camada mais escura primeiro e espalhe uma parte do chantilly sobre ela. Espalhe um pouco das frutas por cima. Coloque a segunda camada mais escura, e espalhe mais chantilly e frutas, e assim por diante até terminar com a camada mais clara da massa. Finalize espalhando mais chantilly e mais frutas (se quiser) no topo do bolo. Eu optei por não colocar frutas no topo porque quis um acabamento bem simples na superfície para as mini bandeirinhas ganharem destaque.

Os naked cakes devem ser consumidos imediatamente, pois a ausência de cobertura faz com que a massa resseque rápido. Mas vale muito a pena, pois além do visual lindo, os naked cakes são bolos leves e frescos, deliciosos!

ombre cake 1

ombre cake 2

ombre cake 3

OBS: eu usei blueberries no meu bolo mas elas acabaram não aparecendo nas fotos porque eu tinha só um pouquinho em casa no dia em que fiz a receita! Use mais frutas quando for fazer o seu ok? ;-) E se você não quiser usar chantilly como recheio, experimente fazer com brigadeiro branco ou tradicional, creme de confeiteiro ou qualquer outro recheio cremoso que você goste. O importante é ser bem cremoso e gostoso! Eu escolhi o chantilly para conseguir uma cor bem branquinha, que era o que eu queria para dar o contraste perfeito entre as cores do bolo. Não ficou lindo?!

fada 7

Esse bolo foi coordenado com a Festa Fada da Let’s Party. Veja o post completo dessa festa aqui!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: