Festa-degustação de chocolate

9 out

godiva_truffle_flight

Está na Veja desta semana: podemos comer chocolate sem culpa! A melhor notícia do mundo para todas as pessoas chocólatras-mega-ultra-compulsivas-por-chocolate como eu. Uhuuu!!!

E justamente na semana em que essa notícia maravilhosa vira capa de revista, eu me deparo com esta festa fofíssima e super criativa do The Cake Blog que deu água na boca: uma comemoração em forma de degustação de chocolates!

A Carrie (autora do blog) criou esta mesa em parceria com a Godiva, que faz um dos melhores chocolates do mundo e está lançando agora uma linha de caixas de degustação de trufas, chamadas Truffle Flights (veja aqui). Cada caixa vem com 6 trufas diferentes que devem ser degustadas na ordem sugerida, pois os sabores vão aumentando em intensidade – da mais suave à mais encorpada. Uau!

A ideia desta festa foi justamente uma reunião entre amigas para degustar essas delícias. Tem coisa melhor? Trufas divinas, prosecco, queijo brie e baguetes francesas, tudo delicadamente arrumado em uma mesa pra lá de charmosa! Simplesmente AMEI a ideia! Poderia ser uma comemoração de aniversário, um chá de cozinha ou de bebê, ou só um pretexto para encontrar amigas queridas, colocar o papo em dia e comer muuuito chocolate!

Inspire-se nesta ideia:

godiva_truffle_flight_4Mesa fofa e elegante decorada em preto e branco.

godiva_truffle_flight_1Fitas decoradas, baguetes em cestinha de metal, queijo brie, frutas frescas, prosecco e muito chocolate – delícia!

godiva_truffle_flight_6Os sabores das trufas foram escritos com giz!

godiva_truffle_flight_10Detalhes da mesa deliciosa.

godiva_truffle_flight_3Mais trufas – e cupcakes inspirados nas trufas. OMG!!!

godiva_truffle_cupcake_2Cupcake incrível criado pela Carrie inspirado nas delícias da Godiva! Abaixo você pode conferir a receita dessa maravilha (observação: a receita abaixo é a original já traduzida – para ver a original em inglês clique aqui).

Cupcakes de Avelã Godiva

Cupcake de chocolate:

  • 3/4 xícara de farinha
  • 3/4 xícara de chocolate em pó
  • 1/2 colher (chá) de fermento
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 3/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco

Aqueça o forno a 180 graus e disponha as forminhas na assadeira de cupcakes. Peneire os ingredientes secos (farinha, chocolate em pó, fermento e sal) e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar usando a pá. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até ficar cremoso e clarinho. Acrescente os ovos – um de cada vez – e a essência de baunilha. Bata bem. Acrescente 1/3 dos ingredientes secos e mexa para incorporar. Junte metade do creme de leite e misture. Coloque mais 1/3 da mistura seca e a outra metade do creme do leite. Finalize com o restante dos ingredientes secos e misture bem. Espalhe a massa nas forminhas e leve para assar por 20-25 minutos.

Ganache de chocolate amargo:

  • 130g de chocolate amargo
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1 e 1/2 colher (chá) de glucose de milho (pode ser Karo)

Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e coloque em um recipiente resistente ao calor. Reserve. Em uma panela pequena, aqueça o creme de leite até começar a ferver. Despeje o creme de leite bem quente sobre o chocolate picado e deixe descansar por 5 minutos. Misture bem para dissolver o chocolate e homogeneizar a ganache. Acrescente a glucose e misture bem.

Buttercream de merengue suíço com chocolate ao leite:

  • 2 xícaras de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 5 claras de ovos em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 e 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • 170g de chocolate ao leite derretido

Junte as claras, o açúcar e o sal no bowl da batedeira e coloque o mesmo em banho-maria sobre uma panela com água fervente. Com a parte portátil da batedeira, bata essa mistura sobre o banho-maria até dissolver todo o açúcar – cerca de 3 minutos (a mistura deve ficar “lisa” se você esfregar entre os dedos). Retire o bowl do banho-maria e retorne para a batedeira. Bata em velocidade alta até obter picos firmes e a mistura ficar brilhante – cerca de 10 minutos. O bowl não deve mais estar quente nesse ponto. Acrescente a manteiga aos poucos – 1 colher (sopa) de cada vez – batendo bem entre cada adição. Continue batendo em velocidade média por mais 10 a 15 minutos, até a mistura ficar bem cremosa. Adicione a baunilha e o chocolate derretido e misture bem.

Montagem dos cupcakes:

  • 2/3 xícara de avelãs picadas e levemente tostadas
  • Trufas de avelã Godiva (ou bombons Ferrero Rocher)

Coloque as avelãs picadas em uma tigelinha pequena e reserve. Mergulhe o topo dos cupcakes na ganache de chocolate amargo e passe as laterais nas avelãs picadas (deixe o centro do cupcake sem avelãs). Com um saco de confeiteiro e um bico tipo pitanga, faça uma espiral com a buttercream de chocolate sobre os cupcakes. Leve para a geladeira por 10 minutos, até a cobertura firmar. Despeje mais um pouquinho de ganache sobre a cobertura e finalize com uma trufa no topo. Deixe na geladeira se o clima estiver muito quente, e sirva em temperatura ambiente!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: