Anúncios

10 utensílios de cozinha que você precisa ter

22 ago

Que eu amo fazer doce não é segredo pra ninguém – dá uma passeadinha pelo blog para ver! Agora, a quantidade de acessórios e utensílios de confeitaria que eu tenho, isso ninguém sabe! =D

Sou fanática por gadgets culinários, consigo passar horas dentro de uma loja de artigos de confeitaria escolhendo e namorando cortadores de biscoitos, assadeiras de formatos bonitinhos e confeitos coloridos. Adooooooro! E aprendi ao longo dos anos e dos cursos que eu fiz que ter os utensílios certos faz TODA a diferença no resultado final do que você está preparando.

Pensando nisso, criei uma listinha de utensílios que todo mundo deveria ter (bom, pelo menos todas as pessoas que curtem se aventurar na cozinha de vez em quando para testar receitinhas novas de bolos, doces e cia).

Minha ideia aqui foi listar os utensílios mais práticos e que eu considero essenciais pra facilitar a vida na cozinha. Para quem trabalha com confeitaria a lista é muito mais extensa, mas esse guia já é o primeiro passo para montar uma cozinha super equipada!

1. Espátulas de silicone

espatulas silicone1. cabo de acrílico arredondado | 2. inox | 3. acrílico | 4. madeira

Eu não vivo sem minhas espátulas de silicone!! Uso pra absolutamente tudo. Elas são excelentes para mexer e misturar, suportam altas temperaturas, são fáceis de lavar, não riscam materiais anti-aderentes e na hora de raspar a panela ou as bordas do bowl da batedeira não tem nada melhor!

Existem espátulas com cabo de madeira, acrílico e inox. O ideal é ter pelo menos uma de cada tipo pois cada uma se adapta melhor a uma determinada situação. Ah, também é super interessante ter espátulas em tamanhos variados: as maiores são ótimas para mexer panelas e bowls, e as menores são perfeitas para misturar pequenas porções em tigelinhas e panelas pequenas!

  • Cabo de acrílico: são leves e as melhores para segurar, mas se quebram com facilidade na hora de mexer massas e recheios mais pesados (como ganache de chocolate).
  • Cabo de inox: são ideais para misturas pesadas pois não quebram, mas não são tão agradáveis de segurar e o cabo esquenta se você estiver preparando algo muito quente (como caldas de açúcar e caramelo).
  • Cabo de madeira: se adaptam bem a qualquer situação (suportam as temperaturas muito altas sem queimar sua mão e não se quebram), mas como acontece com qualquer utensílio de madeira precisam de cuidados redobrados de higiene para evitar a proliferação de fungos e bactérias – deve-se desconectar o cabo da ponteira da espátula para lavar, usar preferencialmente água quente, não lavar em máquina lava-louças, e secar MUITO bem antes de montar a espátula novamente para guardar!

2. Fouet ou batedor de arame

fouets1. fios e cabo de inox | 2. e 3. fios de silicone e cabo de inox | 4. fios de inox e cabo plástico | 5. fios de silicone e cabo de madeira | 6. fios e cabo de inox (modelo com muitos fios) | 7. fios de inox e cabo emborrachado | 8. fios de inox e cabo plástico

Outro coringa da confeitaria! O fouet (pronuncia-se “fuê”) consegue injetar ar na receita ao mesmo tempo em que mistura os ingredientes, e por isso é o melhor utensílio para preparações que precisem de leveza e cremosidade como coberturas, cremes, chantilly, merengues, mousses, caldas, etc. Até no brigadeiro ele faz a diferença! (veja o post aqui).

Eles podem ser de inox ou silicone. Os de inox são mais resistentes mas os de silicone têm a vantagem de não riscar panelas de teflon e outras superfícies anti-aderentes. Portanto, assim como as espátulas de silicone, o ideal é ter os dois tipos de fouet e de preferência em diversos tamanhos, para poder misturar receitas volumosas ou pequenas porções em recipientes pequenos.

Outra característica para levar em consideração é o número de fios do seu fouet. Quanto maior o número de fios, mais ar ele irá incorporar na receita trazendo maior leveza e volume, por isso é ideal para misturas bem leves. No caso de misturas mais grossas e cremosas a grande quantidade de fios atrapalha pois a mistura vai ficar toda “presa” dentro dele, então prefira o fouet com menos fios.

3. Batedeira planetária

batedeiras1. Arno | 2. Mondial | 3. Cadence | 4. Electrolux | 5. Oster | 6. Kenwood | 7. Philco | 8. Kitchen Aid

Esse item está nos top 3 da minha lista por um motivo muito simples: apesar de as batedeiras normais (chamadas orbitais) darem conta de bater clara em neve, chantilly, massa de bolo e praticamente todas as nossas receitas do dia-a-dia, existem coisas que elas simplesmente não conseguem fazer. E eu descobri isso com a prática. Durante quase toda a minha vida de casada (e também a fase de solteira morando sozinha) eu tive batedeiras comuns, modelos simplezinhos que davam conta do recado e não me faziam sentir a necessidade de um upgrade. Mas foi só eu começar a me aprofundar na confeitaria que as dificuldades apareceram. Com uma batedeira simples não dá pra bater merengue por exemplo. A massa de biscoito fica diferente. Massas pesadas ficam quase impossíveis de bater por conta da potência que não aguenta. Enfim, muita coisa não dá certo. Fora a capacidade do bowl, que é bem pequeno na maioria dos modelos de batedeiras orbitais e bem maior nas planetárias, permitindo bater receitas grandes e volumosas sem risco de vazar tudo pra fora. Por tudo isso, sugiro que você também troque sua batedeira comum por uma planetária (se é que você ainda não fez isso!).

As batedeiras planetárias não são baratas, mas valem o investimento. Existem desde modelos nacionais mais “simples” até as tradicionais e ultra desejadas batedeiras Kitchen Aid, sonho de consumo de 10 entre 10 amantes da confeitaria! Mas por serem bem caras, é preciso uma boa reflexão a respeito de comprar ou não uma batedeira dessas. O blog Utensílios fez um post excelente com tudo o que você precisa saber antes de decidir comprar sua Kitchen Aid – acesse aqui.

4. Balança digital

balancas1. Brinox | 2. Cadence | 3. Beurer | 4. Electrolux | 5. Plenna | 6. Tramontina

Outro utensílio que eu não vivo sem! A balança digital de precisão é um equipamento indispensável na confeitaria, onde todas as receitas precisam ser seguidas à risca, com exatidão e ingredientes medidos muitas vezes em pouquíssimos gramas (quem nunca se deparou com uma receita pedindo 15g de um determinado ingrediente ainda não sabe a falta que ela faz!!).

Também é excelente na hora de fazer trufas, brigadeiros e outros docinhos em tamanhos bem uniformes – é só pesar cada doce depois de enrolado e aumentar ou diminuir um pouquinho o tamanho para chegar na medida exata!

5. Medidores de xícaras e colheres

medidores1. conjunto medidor de xícaras de inox | 2. medidores de xícaras em inox com cabo emborrachado | 3. conjunto medidor de colheres em inox | 4. medidores de colheres em acrílico

Super práticos para medir as quantidades pedidas nas receitas, sem erro. Como não existe um padrão exato nas xícaras e talheres que usamos no dia-a-dia, quando você usa uma xícara ou colher normal da sua casa como medida pode não estar conseguindo as quantidades adequadas dos ingredientes, e muitas vezes é por este motivo que uma receita que você está fazendo não dá certo. Com medidores culinários você evita esse problema de um jeito bem fácil!

6. Peneiras

peneiras1. peneira de inox | 2. peneira de inox bem fina (ideal para gemas) | 3. peneira plástica | 4. peneira de 2 asas

Fundamentais para peneirar e “aerar” ingredientes secos como farinha, fermento, chocolate em pó, açúcar, etc. Isso facilita a mistura e ainda evita grumos indesejáveis na receita. Para essa finalidade, prefira peneiras grandes com furinhos mais espaçados. Já para peneirar gemas, outra função indispensável deste acessório, a peneira deve ser pequena e bem fininha, com furinhos beeem pequenos que consigam segurar a película do ovo.

7. Silpat

silpat1. tapetes de silicone Silpat | 2. Silpat para macarons

Esses tapetes de silicone para uso culinário são uma verdadeira benção para nós confeiteiros! Não deixam nada grudar e você fica livre do papel manteiga ou do trabalho de untar assadeiras e bancada de trabalho. Fora a facilidade na hora de limpar, já que não ficou nada grudado! Eles são perfeitos para assar cookies, biscoitos e macarons, apoiar trufas e doces banhados em chocolate, descansar maçã do amor e docinhos caramelados, fazer decorações com pasta americana, chocolate ou caramelo, etc. Muito versáteis e práticos, uma verdadeira maravilha que vale cada centavo do investimento!

Ah, uma observação: Silpat é o nome da marca mais famosa que produz esses tapetinhos, mas existem outras marcas hoje em dia – então pesquise e compare preços antes de comprar! E leve em consideração também o tamanho, dando preferência para os que caibam dentro das suas assadeiras. ;)

8. Assadeiras com sistema “air bake”

assadeiras1. assadeiras rasas de teflon | 2. assadeiras tipo “folha”

Essa tecnologia “air bake” nada mais é do que um colchão de ar que se forma entre as duas lâminas de alumínio localizadas no fundo da assadeira. Com isso o cozimento fica muito mais homogêneo, sem risco de queimar a parte de baixo, e o resultado final das suas produções culinárias fica muito melhor. Aqui no Brasil você pode encontrar assadeiras de formato tradicional e rasas com esta tecnologia, mas as que eu mais amo são em formato de “folha”, ou seja, planas e sem bordas. Elas são super funcionais e ainda acomodam perfeitamente o tapete de silicone (Silpat) na superfície, mas o modelo ainda não é vendido por aqui… O fabricante é a T-fal, do mesmo grupo da Rochedo e Panex, as marcas vendidas aqui no Brasil (veja mais aqui e aqui).

9. Grade de metal

grades1. grade redonda anti-aderente | 2. e 3. grades retangulares | 4. conjunto de grades empilháveis

As grades são usadas para resfriar cookies e biscoitos saídos do forno, pois desta forma o calor pode se dispersar sem umedecer a parte de baixo e assim eles ficam mais crocantes. Eu costumo usar a grade também para esfriar bolos, cupcakes, enfim, qualquer coisa recém-saída do forno! Isso diminui bastante o tempo de espera para que os doces esfriem e a gente possa confeitar, cobrir e decorar – uma ajuda providencial para facilitar o trabalho na cozinha.

10. Termômetro digital tipo espeto

termometro

E finalmente, o meu xodó! Eu simplesmente amo meu termômetro e não vivo sem ele. Ele tem duas funções básicas: o trabalho com chocolate e o preparo de caldas de açúcar. Pode parecer pouco para você querer gastar dinheiro com ele mas acredite, só com a ajuda de um termômetro você consegue os resultados ideais – chocolate brilhante e de textura perfeita, ou caramelo e preparações de açúcar (como merengue italiano e suíço) no ponto correto. Vale muito a pena, pode ter certeza!!

Obs: só não se esqueça de consultar a variação de temperatura que o termômetro suporta antes de comprar. O ideal é que resista a altíssimas temperaturas pois as caldas de açúcar ficam extremamente quentes, passando facilmente de 125 graus!

Anúncios

21 Respostas to “10 utensílios de cozinha que você precisa ter”

  1. stephanie 20 de setembro de 2014 às 11:25 #

    Não deixe nunca de escrever no seu blog!!!!! Estou amando!!!

  2. Adriana Kaziwara 18 de março de 2015 às 13:48 #

    Vc teria alguma loja para indicar a compras dos utensílios? estou a procura da grade para resfriar bolo…
    Adorei suas dicas!!

    • Vivi Cestari 19 de março de 2015 às 19:11 #

      Obrigada Adriana!

      Aqui em SP eu costumo comprar meus utensílios na Barra Doce. Tem bastante coisa, inclusive produtos importados mais difíceis de encontrar em outros lugares. E eles também tem loja virtual, o que ajuda bastante! ;)

      Bjos,
      Vivi Cestari

  3. Maria Lucia Lima Avena 30 de junho de 2015 às 18:16 #

    no site http://www.dulcedelight.com.br, tem todos esses acessorios

  4. Maria 1 de agosto de 2015 às 14:23 #

    Por favor, você saberia me dizer como chama no Brasil um utensílio que é usado para misturar a manteiga à farinha por igual, em Portugal é misturador de manteiga. Não acho para vender no Brasil. Obrigada!

    • Vivi Cestari 3 de agosto de 2015 às 15:51 #

      Oi Maria!

      Eu sei como é esse utensílio mas nunca vi para vender… :( Realmente não sei te informar.

      Bjos e boa sorte!
      Vivi Cestari

      • Maria 3 de agosto de 2015 às 21:51 #

        Obrigada! :)

  5. fatima rego 16 de março de 2016 às 12:44 #

    olá preciso de ajuda tenho uma batedeira das que menciona mas acabo de não fazer uso dela não consigo fazer pão de ló não dobra de velume não sei se e das varas tem as varas a toda já tentei com as de tres varas também mas nada sai perfeito me ajude obrigada

    • Vivi Cestari 21 de março de 2016 às 8:44 #

      Olá Fátima,

      Para bater pão-de-ló você precisa utilizar o batedor de arame da sua batedeira (aquele com vários fios de arame), e o segredo é não deixar cair nem um pouco de gema quando for separar as claras!!

      Tente de novo tomando bastante cuidado ao separar os ovos, tenho certeza que vai dar certo!

      Bjos,
      Vivi Cestari

  6. Jaqueline 29 de julho de 2016 às 13:35 #

    Ola gostei das dicas dos 10 ítens
    Mais nai consigo comprar o tapete de silicone online

    • Vivi Cestari 1 de agosto de 2016 às 14:03 #

      Olá Jaqueline,

      As dicas do post e lugares para comprar são apenas sugestões, pois não vendemos os produtos nem temos parceria com nenhuma loja! Tente pesquisar no Google locais que vendam o Silpat aqui no Brasil, tenho certeza que você vai encontrar ;)

      Bjos,
      Vivi Cestari

    • Jerusa Monteiro de Oliveira 3 de dezembro de 2016 às 11:02 #

      Dicas legais!

  7. giiferreira 5 de agosto de 2016 às 14:10 #

    Oii!
    Onde eu acho as grades de metal? Quero muito dessas mas não acho em lugar nenhum.
    Moro em Campinas.

    bjs

    • Vivi Cestari 8 de agosto de 2016 às 14:05 #

      Oi Giovana,

      Existem várias marcas de grade, você pode encontrar em lojas de artigos de confeitaria. A Barra Doce, por exemplo, tem loja virtual e entrega em todo o Brasil. Dá uma olhadinha no site deles que com certeza você vai encontrar ;)

      Bjos,
      Vivi Cestari

  8. Viviane 27 de agosto de 2016 às 4:40 #

    Olá! Eu tenho um termômetro digital com espeto em aço inox. Ele mede de -50 a +300. Quero saber se ele serve para calda de açúcar…

    • Vivi Cestari 13 de setembro de 2016 às 11:16 #

      Oi Viviane!

      Sim, pode usar seu termômetro para caldas de açúcar!

      Bjos,
      Vivi Cestari

  9. Claudia 30 de agosto de 2016 às 15:29 #

    Olá, vc usa o termômetro de ferro para caldas de açúcar? Pergunto pq tenho um desses de espeto e eu li algo a respeito que para caldas deveria ser o de vidro.
    Obrigada

    • Vivi Cestari 13 de setembro de 2016 às 11:20 #

      Olá Claudia,

      Eu uso o meu de espeto para caldas de açúcar normalmente! Tenho o de vidro também mas prefiro o de espeto por ser digital, muito mais preciso (o meu de vidro não é digital).

      Bjos,
      Vivi Cestari

  10. Fatima Lilian 1 de novembro de 2016 às 14:31 #

    Boa tarde, estou começando agora no ramo de confeitaria. Estou fazendo cursos, aprendendo. Gostaria que vc me dissesse qual batedeira comprar dentre as mais baratas destas que vc postou. A batedeira normal que tenho é fraca e esquenta muito rápido. Qual a que demora mais para esquentar? Desde já muito obrigada.

    • Vivi Cestari 7 de novembro de 2016 às 9:13 #

      Olá Fatima,

      Não sei te dizer valores das batedeiras, dê uma pesquisada nas marcas de batedeiras do tipo planetária que existem no mercado pra encontrar o melhor preço. Essas batedeiras planetárias são mais resistentes do que as comuns, portanto você não vai ter mais o problema de super aquecimento!

      Bjos,
      Vivi Cestari

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: