Pudim de padaria

24 fev

pudim_3

Não sou muito fã de pudim de leite de condensado, mas desde pequena tenho paixão por este pudim de queijo, que no interior de SP (onde eu cresci) conhecemos como pudim “de padaria”.

Eu acho ele muito mais saboroso que o tradicional de leite condensado, além da consistência mais firme que eu também adoro!

Pois bem, minha paixão por esse doce é antiga mas desde que saí do interior percebi que não é uma tarefa fácil encontrar o tal pudim nas padarias daqui de São Paulo… Então quando a vontade bate forte o jeito é ir pra cozinha!

Sorte que a receita é super fácil. :)

Pudim de queijo (ou “pudim de padaria”)

Ingredientes:

  • Meio litro de leite integral
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) rasa de farinha
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 8 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar a fôrma

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o açúcar para caramelizar a fôrma) por cerca de 3 minutos. Reserve.

Em uma fôrma própria para pudim (anti-aderente de preferência) despeje o açúcar que vai ser usado para formar a calda de caramelo (8 colheres de sopa). Coloque a fôrma sobre a chama do fogão em fogo baixo, e com uma colher de pau vá mexendo lentamente até que o açúcar esteja todo derretido. Durante o processo se formam alguns grumos de açúcar que devem ser desmanchados com a ajuda da colher. Você deve obter uma cor dourada clarinha, se a calda ficar escura significa que o açúcar queimou e vai deixar um sabor amargo que acaba estragando o pudim – então muito cuidado! Assim que a calda estiver pronta (ou seja, o açúcar derretido), desligue o fogo e espalhe a calda pelos lados da fôrma usando as costas da colher de pau.

Abaixo você pode conferir um vídeo-tutorial rapidinho da Cucina di Juliana para aprender a caramelizar a fôrma. Não precisa ter medo viu? É rápido e fácil!

Despeje o pudim na fôrma caramelizada e cubra com papel alumínio. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira cheia de água fervente para fazer o banho-maria. Leve ao forno por 1 hora e meia.

Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente (eu tirei o papel alumínio aqui mas você pode deixar com ele se quiser). Leve à geladeira por pelo menos 5 horas ou até o dia seguinte. Atenção: não tente desenformar o pudim ainda morno – ou não gelado o suficiente – pois ele irá se quebrar!!

Na hora de desenformar, retire o pudim da geladeira e passe o fundo da fôrma sobre a chama do fogão em fogo baixo. Isso fará com que a calda de caramelo derreta e portanto o pudim ficará bem solto para desenformar perfeito, sem quebrar!

E seu lindo pudim está pronto. Delícia!!!

pudim_1

pudim_2

pudim_4

pudim_5

Anúncios

Uma resposta to “Pudim de padaria”

  1. Ana Luiza de S Carvalho 25 de fevereiro de 2015 às 9:15 #

    Que delicia!
    Bela receita!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: